Menu Suspenso

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ranavalona III - soberana do Reino de Madagascar - A última rainha de Israel?

Ranavalona III
Ranavalona III foi a última soberana do Reino de Madagascar 
(Dizem que ela foi a última rainha de Israel).
                                                   


Madagascar, anteriormente conhecida como República Malgaxe, é um país insular, no Oceano Índico, que ocupa a maior ilha do continente africano, situada ao largo da costa sudeste da África. Uma curiosidade: após o seu desmembramento pré-histórico, do supercontinente Gondwana, Madagascar separou-se da Índia, cerca de 88 milhões de anos atrás. Um pouco de história: a monarquia entrou em colapso em 1897, quando a ilha foi absorvida pelo império colonial francês, da qual a ilha se tornou independente, em 1960. A população que, vive em Madagascar, resulta da mistura de malaio-indonésios, que chegaram à ilha no primeiro milênio da era cristã, com os habitantes que se originaram da região entre a África e a Península Arábica. Geografia: está situada ao largo da costa de Moçambique, da qual está separada pelo Canal de Moçambique.
  

 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                       
                 O nome Ranavalona foi conhecido, no Brasil, graças à música : Madagascar Olodum
 
Segundo Edson Romualdo da Silva, Madagascar seria uma  remanescente, de uma das tribos do povo hebreu, e Ranavalona seria a última rainha, representante do trono do rei Davi, de Israel. Segundo  ele, a rainha não morreu, como foi relatado por alguns historiadores, em Argel, mas, veio a residir no novo mundo, na terra de Vera Cruz, atual Brasil (o Brasil teria sido o primeiro nome de Madagascar).

E onde a rainha teria vivido no Brasil?

Na Bahia, segundo o estudioso citado anteriormente. O nome Bahia teria sido criado como alusão  ao nome de Ranavalona... ver detalhamento do conteúdo, desta teoria, no vídeo abaixo:
 
 
 
Obs.: Não foi possível fazer uma análise da teoria defendida por Edson, mas faço a citação, como curiosidade
 
 
Teoria a parte, o reinado de Ranavalona III, segundo relata a enciclopédia wiki, foi marcado por contínuos e infrutíferos esforços de resistência, aos projetos coloniais do governo francês. Quando jovem, a rainha foi selecionada entre várias Andrianas - termo que significa - nobre - (gostei do termo!) ... qualificada para suceder a rainha Ranavalona II, após sua morte...Tentando impedir a invasão e colonização francesas, Ranavalona procurou fortalecer as relações comerciais e diplomáticas, com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, ao longo de seu reinado, entretanto, ataques franceses, às cidades portuárias, e a tomada da capital, e do palácio real, em 1895, acabaram com a soberania e a autonomia política do secular reino (para maiores informações, pesquise você mesmo, em fontes mais especializadas, lembrando que, alguns historiadores não são dignos de confiança, e a história sempre foi escrita pelos vencedores, os dominadores...).

Fonte:
 
Wikipédia. Ranavalona III. disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ranavalona_III. Acesso em 18 de agosto de 2015.
Paz! Aloha!


12 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a graça? Não entendeu nada né cara pálida..
      Ausência de melanina implica ausência de vitaminas?..logo está perdoado coró

      Excluir
  2. IMPÉRIO BRITÂNICO SEMPRE FOI UMA DESGRAÇA,OS FRANCESES TAMBÉM,MAS TUDO DELES É
    OMITIDO.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou querendo entender: Qual a ligação de Madagascar, que se localiza no Sul da África, com Israel que se localiza no Oriente Médio para esta rainha ser considerada Hebreia? E qual a ligação dela com os negros atuais Bahia nos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, você já ouviu falar do Périplo do Mar Eritreu?
      É um mapa de um viajante do século I d.C.
      Ali há várias rotas de canaã até Madagascar.
      Todo mar Índico era conhecido pelos africanos do Oriente.
      Faça agora as relações.

      Excluir
  4. Essa rainha da música foi a rainha sanguinária? porque está sendo venerada na música? não é possível que o olodum se referia a rainha que matava pessoas

    ResponderExcluir
  5. Roby a Ranavalona a qual a música se refere é a Ranavalona III, a sanguinária foi a Rainha bastarda a Ranavalona I que foi casada com Radama I, e que em alguns escritos dão conta que este fora assacinafo pela esposa que desejava governar e principalmente expulsar os cristãos.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Então,sendo assim os descendentes da última rainha dos hebreus estão no Brasil hoje?e filhos,ela teve,goram mortos.ja ouvi dizer que descendência dela fora levado para a amirica do Norte. Sei por fonte histórica que os hebreus firam dispersos pelo continente africano.

    ResponderExcluir
  7. Muito inteŕssante! Como fomos alienados. Mais a verdade sempre aparece. O povo preto está abrindo os olhos.

    ResponderExcluir
  8. Estudos históricos fazem referências que o hebreus que habitaram Madagascar vieram da Babilõnia quando lá tiveram como escravos, no reinado de Nabuconodossor, Sec. IX aM. Esses hebreus descendentes - na maioria - da tribo de Judá eram negros e se espalharam pelo interior do continente africano. Eles, quando da escravização portuguesa no Sec XVI foram perseguidos, aprisionados e escravizados, pois não pertenciam à cultura dos Reinos africanos locais. E, em sendo assim, temos 2 pontos: primeiro, que muitos dos negros que vieram para América são descendentes de hebreus; segundo, que a identidade bio-sócio-cultural do povo Brasileiro está longe de ser conhecida na sua origem efetivamente. Pois aos dominantes não interessa a história e a cultura dos dominados. Rica, porém negada.

    ResponderExcluir