Menu Suspenso

sábado, 7 de novembro de 2015

Amorreu (bisneto negro de Noé) originou os Mouros (grupo étnico dos berberes e árabes, da península ibérica) e os Amharas da Etiópia (que reivindicam laços estreitos com os judeus).


Amori, que significa "orgulhoso", foi um dos filhos de Canaã, filho de Cam, portanto, bisneto de Noé. Seus descendentes, habitantes das terras altas ou montanheses da Judeia, eram conhecidos como amoritas, embora, inúmeras vezes foram referidos como amorreus. Inscrições assírias e egípcias  chamavam este povo de Amurra ou Amurri.

Os amorreus foram importantes, entre os povos que possuíam a terra de Canaã, antes de ser conquistada pelos Israelitas (Hebreus). Parece que, primeiramente, fizeram parte da grande confederação dos descendentes de Canaã (Gn 10.16); mas, no espaço que decorreu entre, a ida de Jacó para o Egito, e o Êxodo, eles se separaram dos cananeus, estabelecendo-se em Jerusalém, Hebrom, e outros lugares importantes, ao sul da Palestina. Também atravessaram o Jordão, e fundaram os reinos, governados por Seom e Ogue (Am 2.9,10).

Segundo a enciclopédia livre – Wikipédia – os amorreus são representados em monumentos egípcios, com pele de boa aparência, cabelos claros, olhos claros, narizes aquiline, e barbas pontiagudas. Eles também  foram descritos, como homens de grande estatura; cujo rei Ogue, é descrito por Moisés como o "último remanescente dos gigantes". Esse povo teria sua origem nos Caldeus, que seriam provenientes de Jafé.

“Todavia, eu destruí diante deles o amorreu, cuja altura era como a dos cedros, e que era forte como os carvalhos; e destruí o seu fruto por cima, e as suas raízes por baixo. Também vos fiz subir da terra do Egito... para que possuísseis a terra do amorreu” (Amós 2,9,10).

A literatura especializada diz que, este povo deu origem aos chamados mouros (sarracenos) do Marrocos e da  Mauritânia, e também de PortugalEspanhaSicíliaItáliaBrasil e América do Norte. "Mouro" ou "mauro" provêm do latim maurus; e "Sarraceno" provém do árabe xarquiim, plural de xarquii, que significa "oriental", provém e do grego bizantino sarakenoí, e do latim sarracenu.

Mouros, mauritanos, mauros ou sarracenos são considerados povos oriundos do Norte da África, nomeadamente MarrocosArgéliaMauritânia e Saara Ocidental, que invadiram a região da Península IbéricaSicíliaMalta e parte da França, durante a Idade Média. Estes povos provêm, fundamentalmente, dos grupos étnicos berberes e árabes, que constituem o âmago de etnicidade da África setentrional.  As línguas berberes, são da família de línguas afro-asiáticas. Falando em Ásia, há registro do rio Amur na ManchuriaChina, que faz referência aos amorreus.

A literatura diz também que, os Amharas, da Etiópia, devem ter sido uma colônia dos amorreusAmhara (pronunciado am-HAH-ruh) é um povo de agricultores do planalto central – norte - da Etiópia. Este povo fala uma língua semítica, e fatores históricos e linguísticos, em comparação com os seus relatos históricos (passados pela tradição oral), parecem indicar que, os seus antepassados ​​semitas vieram do que hoje é o moderno Iêmen.

O Iêmen foi o território destino dos migraram lembas (povo Lemba), que diz ter origem israelita, isto é, sua origem vem dos hebreus originais. Veja a postagem: Teste genético prova que, o povo Lemba (africano) descende de Aarão, irmão de Moisés, de 17 de agosto de 2015. 

Populações Amhara são encontradas em grandes áreas metropolitanas da América do Norte. De acordo com a tradição oral deste povo, eles têm raízes em Menelikem I, o filho nascido da rainha de Sabá com o rei Salomão. Pensa-se que os Sabá (povo Sheban) vieram da costa oeste do Mar Vermelho, a partir de sua casa, no sul da Arábia, a cerca de 1000 aC. Veja também, a postagem: A lendária história da Dinastia salomônica dos Imperadores da Etiópia, de 31 de agosto de 2015.


Uma reconstrução recente da pré-história humana, a partir de estudos de DNA, indica que o extremo sul estreito do Mar Vermelho foi o principal ponto, a partir do qual, os seres humanos mais antigos migraram para o continente Africano, e deste para a Ásia, e para o Oriente e Ocidente.  (Veja os livros de Stephen OppenheimerSpencer Wells, sobre a reconstrução da pré-história humana.).

A mistura de Cusis com os povos semitas, ao longo dos séculos, resultou no império Amhara-Tigray, chamado Abissínia. Esta palavra (Abissínia) é uma derivação do nome de um grupo do povo de Tigray. Os grupos de Amhara e Tigray-Tigrinya reivindicam laços estreitos com os judeus, tendo inclusive, muitos valores culturais e crenças religiosas semelhantes aos dos israelitas, como prova singular desta ligação.

As características físicas do povo Amhara assemelham-se aos dos árabes do sul, isto é, eles têm pele cor de verde-oliva, chegando ao marrom, com traços finos. Fontes históricas relatam que, o nome Amhara vem da palavra Amari, que significa "agradável e bonito."

O idioma Amárico (língua do Amhara) denota uma origem semita, com alfabeto repleto de palavras compartilhadas entre o hebraico e o árabe. O Amárico vem do Ge'ez, uma língua extinta desde a Idade Média, cujo alfabeto foi baseado no fenício antigo, adaptado na forma do alfabeto de Sabá. 

Obs.: não sou especialista - historiadora - portanto, não posso atestar e veracidade das informações aqui postadas, diante disso, em alguma postagem, pode-se, eventualmente encontrar algum erro crasso. Todas as informações seguem as fontes citadas, e aqui estão postadas a título de curiosidade, para aqueles que curtem o tema central do blog, a "raça" negra (lembrando que, raça é um termo quase extinto, por razões óbvias). 

Fontes:

Orville Boyd Jenkins. Original profile written with Robert Lundquist January 1997.Ed.2008-2011.The Amhara (Amara) People of Ethiopia.Disponível em:

Amori. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amori_(filho_de_Cana%C3%A3). Acesso em 07 nov. 2015.

Amorreus. Disponível em: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/a/amorreus/. Acesso em 07 nov. 2015.

Os Habitantes Primitivos de Israel. Disponível em:




Um comentário:

  1. BOMJAH. Muito legal. De fato tenho comparado muitos estudos, e fe informações coerenteito tambem os meus, procurando de forma " Ecletica " obter informações coerentes e obvias a respeito das etnias "Mouros". O caso é que " EU denominei em meus textos o termo Afrodecendente, ou seja os Mouros ( Andalusia) da Moravia Européia, Toledo, Portogals Servilha e Córdoba, cidades genuina e artisticamente Moura ou Morisca No brazil a cultura Morena impera de formam que temos muito dos Pretos descendentes, Portu galeses, Espanhóis, Andalusitanos, verdadeiramente de origem Moura, escavizados, na Espanha Mussumana. Se temos origem na civlização Moura, de Moral européia então e´justo que estudemos tudo sobre os " Pretos Mouros, aqui no Brazil Moreno, sem a equivoca ideia de que Moreno é branco que toma sól e não diz que queimou, mas que ficou Moreniho" Contudo Mouro e etnia de genero MelaniAno, assim como o louro esta para o caucasiAnus.

    ResponderExcluir