Menu Suspenso

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Artes plásticas afro-brasileira – artista – Ivan de Oliveira

 
Santa Ceia
Artista: Ivan de Oliveira
 
Tempos atrás tive a grata oportunidade de conhecer algumas obras de artistas plásticos afroamericanos, que me encantaram profundamente. Mas, quão oposto foi o meu sentimento, ao me deparar com a realidade brasileira, que me fez chegar à seguinte conclusão: ou há poucos artistas negros (contemporâneos) atuantes na 3ª arte (pintura) e na 5ª arte (escultura) em nosso país, ou quase nenhuma divulgação (exposição) tem sido feita, de tais obras. Além disso, provavelmente eu é que estou desatualizada, completamente alienada (afinal, não entendo de arte). Fato é, que tive dificuldade, num primeiro momento, de encontrar, quadros, esculturas e artistas que retratassem o negro brasileiro, e o Cristo, por que não?

Mas, pra minha surpresa, eis que surge este artista baiano.

O nome dele é: Ivan de Oliveira.

Vejamos o perfil bibliográfico do artista:

Ivan nasceu em 15 de agosto de 1952, na cidade de Cachoeira.

Cachoeira é um município, no estado da Bahia, situado às margens do Rio Paraguaçu, distante cerca de 120 km, de Salvador. É uma das cidades baianas, que mais preservou a sua identidade cultural e histórica, com o passar dos anos, o que faz dela um dos principais roteiros turísticos históricos, do estado.

A significativa presença de africanos, em interação com variadas etnias, no passado, naquela região, foi um dos fatores que originou a riqueza e diversidade da cultura popular em Cachoeira. Sim! de fato, o município é considerado um baluarte cultural dentro da Bahia, um santuário artístico do Brasil.

 Artista: Ivan de Oliveira

E foi nesta cidade que nasceu o artista plástico Ivan de Oliveira, em 1952.

Com a idade de 13 anos, Ivan mostrou interesse pelas artes, enquanto ajudava seu pai nas restaurações de igrejas barrocas, em sua região, especialmente na grande igreja barroca de sua cidade natal. Aos 16 anos, mudou-se para Salvador, para perseguir as artes, por conta própria, e durante toda a década de 80, participou de vários grupos de defesa da cultura afro-baiana.

Esse visionário e ativista, viveu os próximos sete anos de sua vida, em Buenos Aires, Argentina.

Importante enfatizar que, a arte de Ivan refletiu de forma concreta os erros e injustiças cometidos contra a comunidade negra baiana, e de forma mais ampla, contra a comunidade afro-brasileira.

Quando voltou ao Brasil, Ivan foi morar em sua cidade natal, passando a gerir associações ligadas à arte, participando da criação de diversos projetos; e como artista produziu uma série de trabalhos, sempre expressando a sua luta contra a discriminação.

No final de 1990, Ivan isolou-se completamente da comunidade, para se dedicar à pintura; mas, seu espírito livre, e paixão pela cultura, acabaria impulsionando o artista a colaborar em dar vida a outros artísticas e projetos sociais.

Ivan atualmente reside no Brasil, exerça seu ofício, sempre ciente do fenômeno social que o cerca.

Obs.: quem quiser conhecer mais sobre este artista, adicione o Ivan no Faceboock (https://www.facebook.com/ivan.deoliveira.982?fref=ts.) ou visite o Flick , onde você verá algumas obras dele:



Nenhum comentário:

Postar um comentário