Menu Suspenso

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Quem era Jó? Ele tinha escravos? E o que diabo é caxangá?

A cantiga popular que todo mundo conhece:

"Escravos de Jó, jogavam caxangá

Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar...

Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá

Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá..."

 

Essa cantiga tem versões modificadas, conforme o estado. Estamos falando de um jogo infantil, uma cantiga de roda, que exige, principalmente, agilidade e concentração. A brincadeira é de origem africanas. Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita.

Ao ritmo da música, marcando os tempos fortes, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita, para o vizinho da direita, e receber com a mão esquerda, o objeto do vizinho da esquerda (se estiver de pé), trocando-o rapidamente de mão.Quando a letra diz "zigue, zigue, zá", o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra.

Curiosidade:

Você sabe quem era Jó? Ele tinha escravos? Por que esse nome: jogo de caxangá? 

Imagem de origem desconhecida
Fonte: portalafricas.com.br

Jó foi um personagem do Antigo Testamento. Segundo o livro, Deus apostou com o Diabo que, mesmo perdendo os filhos e a riqueza, Jó não perderia a fé. E ganhou. Daí a expressão “paciência de Jó”. Não fiquem chateados por causa de Jó, ele acabou recuperando tudo de volta, em dobro.

Daí para a frente é só mistério. Nada indica que Jó tivesse escravos. O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura, para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato (Anna Virgínia Balousser).

Já a palavra Caxangá, ela tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa "mata extensa". Mas nada disso tem a ver com jogo e menos ainda com Jó, o personagem bíblico, que perdeu tudo o que tinha (inclusive os escravos), só não perdeu a  fé. Isso deixa os especialistas intrigados. "Já procurei caxangá, caxengá e caxingá, com ‘x’ e ‘ch’, e não encontrei nada que fizesse sentido como um jogo", diz o etimologista Cláudio Moreno. "Se esse jogo existisse, seria quase impossível explicar como ele passou despercebido por todos os antropólogos e etnólogos, que estudam nossas tradições populares." O que pode ter ocorrido é uma espécie de "telefone sem fio": se originalmente o verso fosse "juntavam caxangá" ao invés de "jogavam", poderíamos pensar em escravos pegando siris, em vez de em um jogo. Outra hipótese é que caxangá seja uma expressão sem sentido, como "a tonga da mironga do kabuletê", da canção de Toquinho e Vinícius - as palavras separadas até têm sentido (são vocábulos africanos), mas, não com o significado que elas têm na música (Artur Louback Lopes). Para o Dicionário do Folclore Brasileiro, a palavra refere-se a um adereço muito usado pela mulheres do estado de Alagoas. 

A verdade é que a cantiga vem sofrendo e ainda sofre modificações em seus versos de estado para estado. Afinal de contas, o correto seria deixarmos o Zambelê ou o Zé Pereira ficar?


Fontes:

Anna Virgínia Balousser. Quem era Jó, por que ele tinha escravos e o que diabo é caxangá? Disponível em:http://www.portalafricas.com.br/v1/quem-era-jo-por-que-ele-tinha-escravos-e-o-que-diabo-e-caxanga/.Acesso em 22 out. 2015.

Wikipédia.Escravos de Jó. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravos_de_J%C3%B3. Acesso em 22 out. 2015.

Artur Louback Lopes. O que é o "caxangá", que os escravos de Jó jogavam?Disponível em:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-o-caxanga-que-os-escravos-de-jo-jogavam.Acesso em 22 out. 2015.

Escravos de Jó jogavam caxangá.Disponível em:http://culturanordestina.blogspot.com.br/2008/11/escravos-de-jo-jogavam-caxanga.html.Acesso em 22 out. 2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário