Menu Suspenso

terça-feira, 27 de outubro de 2015

O povo africano khoisan – é o pai ancestral dos chineses.




Você verá que essa premissa é possível e provável, e não sou eu que falo.

O blog Hebreu Israelita relata que, algumas tribos africanas, como os Khoisan, têm muitos costumes hebreus, em sua cultura. Isso é interessante para nosso blog, que trata disso: hebreus negros, verdadeiros israelitas, Jesus negro..., prossigamos.


Que povo é esse?

Khoisan ou Khoi-San é a designação unificadora de dois grupos étnicos do sudoeste da África, que partilham algumas características físicas e linguísticas, distintas da maioria Bantu, do sul da África. Esses dois grupos são os "San", também conhecidos por Bosquímanos ou Boximanes, que eram caçadores-coletores, e os khoikhoi, que eram pastores e, que foram chamados Hotentotes, pelos colonizadores europeus.

Aparentemente, estes povos têm uma longa história, estimada em vários milhares (talvez dezenas de milhares) de anos. Hoje, este povo está reduzido à pequenas populações, localizadas, principalmente, no deserto do Kalahari, na Namíbia, e também no Botsuana, e em Angola.

Quem não se lembra de uma comédia perfeita, do tipo pastelão, filmada com um legítimo membro desta tribo? (descendente). O nome do filme é: "Os Deuses Devem Estar Loucos". Filmado em Botsuana / África do Sul, em 1981. 
 
Ver o filme completo em: https://www.youtube.com/watch?v=KY2zOnq8LMU

Veja um pedacinho do filme abaixo, muito engraçado!




Mais sobre esta antiga tribo:

É  dito que eles – os Khoisan –  foram praticamente eliminados pelos Bantos (tribo Bantu), mas, algumas das suas características linguísticas e físicas foram assimiladas, por vários grupos Bantos, como os Xhosas e os Zulus (Sobre os Bantu, nós sabemos que tem sangue hebreu. Veja a postagem do dia 05 out. 2015, cujo título é: "Onde estão Judá, Benjamim e Levi, atualmente?").

Até a invasão dos holandeses, na África do Sul, há cerca de 200 anos, estes povos ainda povoavam grandes extensões da Namíbia e do atual Botswana. E foram estes colonos europeus que chamaram os Khoisan/khoikhoi de Hotentotes - que significa "gagos" na língua neozelandesa, provavelmente devido à sua língua peculiar. Sobre Hotentotes, vimos na publicação: "Alan Kardec era racista", do dia 27 out. 2015, que os europeus os retratavam como povos primitivos, inferiores. Agora, procure no Google por Saartjie Baartman - a Vênus Hotentote, que foi utilizada como animal de circo, e fez turnê pela Europa.

Saartjie tinha apenas 1,35 metro de altura e era considerada bonita, entre as mulheres do seu povo. Ela tinha características físicas pelas quais, desde a mais remota antiguidade, as mulheres bosquímanas se notabilizaram: nádegas enormes e elevadas (Era traço característico da sua etnia. Os bosquímanos acumulam gordura, não sobre a barriga, mas, sobre as nádegas) e os pequenos lábios vaginais muito desenvolvidos (aumentados de 8 a 10 cm, a partir da virilha, para baixo), e chamados de “avental hotentote”. Por conta  disso, ela foi utilizada num “espetáculo de circo”, onde Saartjie aparecia presa a uma corrente (nua, porém com a vagina coberta) e caminhava de quatro, de maneira a ressaltar o seu traseiro, e sublinhar a natureza “animalesca” que, naqueles tempos, costumava-se atribuir à sensualidade. 

Saartjie Baartman

Saartjie morreu na Europa, de uma doença infecciosa, em dezembro de 1815. Cuvier fez a autópsia, e removeu toda a região púbica da mulher, que foram conservados em formol, e depois expostos no Museu do Homem, em Paris. Só em 2002, o parlamento francês aprovou uma lei, para que os restos mortais desta mulher fossem levados para a África do Sul.

Voltando ao assunto da postagem: o povo que pertencia ao grupo"san" (khoikhoi e Bosquímanos) foram, por muito tempo, chamados de "bosquímanos", que significa, "homens do mato", e  "hotentotes", que significa, "gagos". Tanto "bosquímanos" quanto "hotentotes" têm, atualmente, uma conotação pejorativa, e foi dada a este povo, pelos colonos europeus (os mesmos que fizeram da jovem hotentote um animal de circo).

Mas, por que falei que este povo pode ser o verdadeiro pai dos asiáticos? 

Sabe-se que, os khoisan possuem o mais elevado grau de diversidade do DNA mitocondrial, de todas as populações humanas, fator que indica que, eles são uma das mais antigas comunidades humanas. O seu cromossomo Y também sugere que, do ponto de vista evolucionário, os khoisan se encontram muito perto da "raiz", da espécie humana. Além disso, fisicamente, os khoisan possuem uma coloração de pele amarelada, e prega epicântica nos olhos, como os chineses e outros povos do Extremo Oriente.

Fontes:

Wikipédia. Khoisan. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Khoisan. Acesso em 27 out. 2015.

Saartjie – a vênus hotentote. Disponível em:  http://www.revistaplaneta.com.br/saartjie-a-venus-hotentote/. Acesso em 27 out. 2015.




Um comentário: