Menu Suspenso

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Voce sabe o que é Kalimba?

(Escute e veja)

  Instrumento musical de origem africana

A Kalimba, as vezes chamada de Kisanji ou tyitanzi, é um instrumento musical angolano, classificado como lamelofone, mais conhecido no ocidente como: "piano de dedo".  

Em Moçambique, um instrumento similar recebe o nome de Mbira, e é construído por cima de uma tábua dura, com uma série de quinze lamelas, na parte superior, e sete lamelas escalonadas, na parte inferior. Para amplificar o som, estas são encaixadas dentro de uma cabaça.


Na Congo, e região da África Central, a Kalimba recebe o nome de Sansa, e tem a particularidade de ter apenas sete lamelas. No Zimbábue, recebeu nomes como likembe, budongo, mbila.


Em outras localidades, o instrumento é conhecido como karimba (em Uganda), Mangambeu (nos Camarões), kondi (na Serra Leoa), marímbula (no Caribe), ou outros termos, tais como: Likembe, Budongo, Ikembe, huru, mbira njari, mbira nyunga nyunga, sansu, zanzu, karimbao, marimba, okeme, ubo.


O som produzido pela Kalimba, muito suave e agradável, é frequentemente utilizado em cerimônias religiosas, casamentos, como fundo musical onde os mais velhos da tribo contam histórias, bem como em outros encontros sociais, típicos das sociedades africanas.

A Kalimba, em seus primórdios, era feita de bambú, depois foi acrescida de metal, nas lamelas; e conforme foi sendo disseminada, pelos diversos povos da África, foram aparecendo variadas formas e tamanhos, de acordo com cada região.

A versão moderna da Kalimba, pós-colonização europeia, é um instrumento que adaptou os formatos orgânicos de cabaças e madeiras originais, para uma caixa retangular, com uma ou mais bocas, e teclas de metal afinadas em uma escala ocidental, bem distante das escalas originais, pouco familiares aos ouvidos europeus (Daniel Ramam). 

Daniel Ramam, um multi-instrumentista autodidata, praticante de música orgânica, e especializado em "Terapeuta do Som", é um, entre tantos músicos brasileiros, que valorizam o som suave da Kalimba.

Conheça o trabalho dele, em:
http://somdaluz.com/outros/kalimbas/
harmonizecom@somdaluz.com
55 (21) 8877-8713
55 (21) 3872-7284


 


-------------------------------------------------------------------------------
Onde comprar Kalimba no Brasil?

Com o Luthier de kalimbas - Marcio Vieira - que mora em Pirenópolis. Normalmente ele faz as revendas no estado de São Paulo e no DF.

Contato: 
Márcio Vieira
mcohvieira@
gmail.com
(61) 9292 5120
 ------------------------------------------------------------------------------- 
 
Onde fazer um curso de Kalimba? 

Através do 1º curso online, criado por Virendra Prem, músico e professor de Kalimba. 

Virendra estudou música na UNICAMP, e desenvolveu uma técnica de ensino da Kalimba, de tocar com os dedos indicadores e médios (instituída por Chandra Lacombe), além de recursos da música ocidental, mantendo a sensibilidade e a beleza da tradição oral. 

Quem tiver interesse em aprender à tocar Kalimba, é só acessar o link onde Virendra explica sobre o curso, com uma aulinha gratuita: http://www.yeskalimba.com/#!loja/c6q0.

                                             
Viredra trabalha em Canto Equilíbrio
Santo Antonio do Pinhal
E-mail: yeskalimba@gmail.com 
Telefone: 55 (19) 99602-1144
Canal no Youtube - Yes Kalimba:   

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


                                         

Chandra Lacombe é um grande músico, especialista em Música Brasileira da Nova Era - New Age Brazilian Music, natural de Brasília mas, que vive em São Paulo.
E-mail:contato@chandralacombe.com

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fontes:

"Disque Quilombola". Kalimba é fio condutor da trilha sonora. Disponível em: http://www.disquequilombola.com.br/bastidores/trilha-sonora/. Acesso em 19 ago.2015.

Editora Biancovilli. Você sabe o que é a Kalimba? Disponível em: 
http://biancovilli.blogspot.com.br/2013/07/voce-sabe-o-que-e-kalimba.html. Acesso em 19 ago.2015.

Wikipédia, a enciclopédia livre. Kisanji.Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Kisanji.
Acesso em 19 ago.2015.

Wikipédia, a enciclopédia livre. Mbira.Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Mbira.Acesso em 19 ago.2015.

Paz! Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário